Blog
Windows 11: 8 funções exclusivas que não estão no Windows 10
- 7 de Março, 2025
- Publicado por: Natxos
- Categoria: Dicas & Tutoriais

Ainda que o Windows 11 tenha sido lançado há um tempo, em 2021, o sistema operacional enfrenta algumas dificuldades para ultrapassar seu predecessor porquê o mais utilizado em todo o mundo. Isso porque muitas pessoas não querem atualizar o SO, já que o Windows 10 é mais popular entre os usuários.
Entretanto, a Microsoft já informou que o suporte da empresa à versão anterior acaba em outubro de 2025, o que deve obrigar muitas pessoas a migrarem para a geração mais recente.
Mas, essa notícia não é o único motivo pelo qual os usuários podem escolher atualizar o sistema para o Windows 11, uma vez que a versão mais novidade também oferece recursos interessantes que melhoram a experiência de uso no dia a dia.
Leia mais: 6 dicas para usar eletrônicos sem comprometer seu descanso
Se você não quer esperar até lá para atualizar o sistema de forma “obrigatória”, confira aquém algumas das funções que tornam a versão 11 interessante o bastante para fazer essa transmigração, e que não estão presentes na anterior. Veja!
Windows 11: 8 recursos exclusivos que você não encontra no Windows 10
1 – Espaço de trabalho organizada
A versão 11 do Windows oferece mais opções para os Snap Layouts, que são usados para organizar todas as janelas abertas na espaço de trabalho. Com eles, o usuário pode escolher entre diversos modelos diferentes, além de usar atalhos de teclado para interpolar entre as formações escolhidas por ele.
O recurso é principalmente útil para quem usa o computador com duas telas, por exemplo, pois mostra uma personalização ainda maior quando comparada com a versão anterior do Windows.
2 – Recursos de IA
Para essa versão mais novidade do Windows, a Microsoft apostou eminente nas ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, utilizando os chamados AI PCs. Esses recursos são exclusivos para o Windows 11, porquê o editor do Paint que oferece opções para remover o fundo de imagens, por exemplo, e o PowerPoint que consegue fabricar apresentações automáticas usando a tecnologia.
Todavia, essa novidade segmentação dos PCs depende também do hardware, e os novos modelos que chegam ao mercado já estão com a novidade versão do SO. Sendo assim, caso você queira utilizar um aparelho mais novo, será preciso deixar para trás o Windows 10.
3 – Mais aplicativos
O Windows 11 oferece suporte aos novos aplicativos da Microsoft, porquê o Teams, que ganhou uma integração maior com o sistema operacional. Isso pode facilitar a rotina de quem utiliza o computador para trabalhar, por exemplo.
Mais apps nativos contam com ferramentas exclusivas, porquê o Conquista e Esboço, com função para gravar a tela do computador; ou o software do Xbox, que é otimizado para tornar mais fácil o entrada ao Xbox Game Pass e concentrar ainda mais ferramentas para os gamers.
4 – Widgets
A versão mais recente do Windows trouxe de volta a personalização de widgets de forma nativa para o sistema. Quando o pintura de notícias e atualizações do clima é ingénuo, o usuário pode escolher outras opções para preencher esse espaço, porquê jogos rápidos, reprodutor do Spotify e uma tela do Vincular ao Celular, por exemplo.
Também há um espaço individual para diminuir widgets gratuitos e pagos na Microsoft Store, porém, ainda não é verosímil torná-los fixos na tela inicial, exclusivamente no espaço armazenado na Barra de Tarefas.

5 – Visual renovado
Mal o computador é ligado, as mudanças visuais do Windows 11 com relação ao 10 podem ser notadas. Logo na tela inicial, é verosímil ver o Menu Iniciar e os ícones de aplicativos que ficam posicionados no meio da Barra de Tarefas, em vez de estarem na lateral esquerda porquê o sistema operacional anterior.
O próprio Menu Iniciar também foi redesenhado, se tornando um espaço mais funcional e facilitando o entrada aos aplicativos que são mais utilizados no dia a dia. O espaço também destaca os arquivos e pastas que foram abertos recentemente.
6 – Atualizações e novidades com suporte
Com o termo do suporte para o Windows 10, não é mais verosímil receber as atualizações do sistema e as correções de segurança, o que pode deixar o computador mais vulnerável.
Também é provável que os novos recursos para o sistema operacional e para os aplicativos do PC acabem sendo exclusivos para a versão mais recente. Um exemplo disso é a informação da Microsoft a saudação do encerramento do suporte aos apps do pacote 365 (Excel, PowerPoint e Word, entre outros), ainda em 2025.

7 – Recursos de acessibilidade
Entre os recursos do Windows 11, está o controle de voz polido. É verosímil ativá-lo em Configurações > Acessibilidade > Controle de Voz, permitindo assim o uso de comandos de voz para a navegação e realização de tarefas.
Outrossim, o sistema operacional permite a ativação de temas de eminente contraste para melhorar a legibilidade da tela para pessoas com baixa visão, em Configurações > Acessibilidade > Contraste.
Para fechar, ainda é verosímil ativar o Live Captions (Legendas ao Vivo), que transcreve automaticamente o áudio de qualquer natividade em tempo real, sendo bastante útil para pessoas com deficiência auditiva ou em situações em que é necessário escoltar o áudio sem som.
8 – Modo Foco
O Modo Foco é uma utensílio que ajuda a minimizar distrações e aumentar a produtividade, melhorando a concentração nas tarefas importantes. A utensílio já é bastante conhecida por usuários de alguns smartphones que já a possuem, e podem aproveitar esse mercê também no computador.
Acessar o Modo Foco é bastante fácil:
- Abra as Configurações, pressionando Win + I;
- Vá para Sistema;
- Clique em Foco.
É verosímil configurar sessões de foco personalizadas, incluindo a duração dela, e pode escolher permitir ou bloquear notificações, por exemplo.

Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.