Blog
O Que é Perfil Empreendedor e Uma vez que Desenvolver o Seu?
- 5 de Março, 2025
- Publicado por: Natxos
- Categoria: Empreendedorismo

Será que você tem um perfil empreendedor, reunindo as competências e habilidades necessárias para estar adiante de um negócio?
Ter essa preocupação é um bom primeiro passo para liderar uma empresa de sucesso.
Ainda mais em um mercado tão concorrido porquê o nosso.
Segundo levantamento do site Contabilizei, o Brasil registrou aumento de 7,1% no número de novas empresas abertas em 2024, sendo esse o 4º ano ininterrupto em que o país passa do marco de mais de 2 milhões de CNPJs inscritos.
Ter um perfil empreendedor, todavia, não basta: é preciso estar pronto para dar conta dos muitos desafios que vêm com a exórdio de um negócio.
Essa é uma das possíveis explicações para a elevada proporção de empresas que fecham no Brasil: 50% dos novos negócios encerram as atividades em menos de 5 anos, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal.
Uma das lições que a experiência brasileira deixa é que não basta ter o ímpeto inicial para empreender, já que ainda mais importante é ter capacidade de gerir um empreendimento.
Há ainda outras características que formam um perfil empreendedor, as quais você vai saber lendo oriente teor, em que vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é o perfil empreendedor?
- Principais características de um perfil empreendedor
- Uma vez que desenvolver um perfil empreendedor?
Avance na leitura e saiba porquê desenvolver o seu perfil empreendedor.O que é o perfil empreendedor?
Perfil empreendedor é um conjunto de características comuns às pessoas que lideram e conduzem com sucesso um negócio.
Ele pode se manifestar em iniciativas independentes ou ser estimulado por terceiros, podendo ainda surgir porquê intraempreendedorismo, que é quando uma pessoa empreende trabalhando para uma empresa.
No Brasil, o perfil empreendedor está presente em todas as esferas.
Negros, mulheres e jovens estão entre os diversos estratos adiante de negócios em nosso país, porquê revela a pesquisa Perfil dos Empreendedores Brasileiros, do Sebrae.
Isso mostra que ter um perfil empreendedor independe de cor, sexo, idade e classe social.
Uma vez que veremos ao longo deste teor, o mais importante é ter iniciativa e, principalmente, disciplina para cuidar da gestão do negócio.
Principais características de um perfil empreendedor
Abrir um negócio é uma jornada enxurrada de riscos e desafios e sem qualquer garantia de sucesso.
Por isso, é preciso ter perfil empreendedor para mourejar com os problemas que vão surgir, porquê a falta de salário, direitos trabalhistas e de folgas remuneradas.
Nem todos conseguem mourejar com isso, o que demanda uma capacidade supra da média para seguir em frente, mesmo diante das muitas dificuldades ao tocar um negócio.
Vamos conferir portanto que tipo de soft skills são imprescindíveis para quem pretende empreender e manter uma empresa de pé.
1. Coragem e autoconfiança
Inicialmente é preciso ter coragem para trespassar da zona de conforto e buscar vencer o percentual das empresas que fecham precocemente.
É um cenário perigoso, principalmente se você vem da requisito de funcionário e quer terebrar o próprio negócio.
Se antes a competição era somente com outros colegas de trabalho, agora ela é com concorrentes já consolidados no mercado.
Os corajosos entram em projetos audaciosos, mesmo em meio à crise. Todavia, é preciso ponderar para percorrer somente os riscos calculados.
Nesse sentido, é importante não confundir coragem com ações inconsequentes.
A coragem desencadeará uma novidade característica: a autoconfiança.
Confiar em si próprio dá mais segurança para passar isso também para os que estão à sua volta.
O empreendedor autoconfiante passa maior credibilidade e convence investidores, colaboradores, fornecedores e outras pessoas a aceitarem suas ideias.
2. Liderança
Essa é uma das condições básicas para desenvolver um perfil empreendedor.
Isso não quer proferir que você terá que adotar uma postura superior, mas, sim, invadir o saudação dos demais.
Um líder não é alguém que simplesmente ordena.
Na verdade, é alguém que sabe escutar e compreender, que mostra o caminho a ser percorrido, participa das decisões e procura as soluções com todos os envolvidos.
Esse é inclusive um dos tipos de perfil de empreendedor mais desejados, tanto pelo mercado quanto pelos colaboradores.
Quem está na liderança deve estar sempre presente, se mostrando um membro da equipe que delega tarefas conforme as aptidões dos colaboradores, reconhece e valoriza as ações estratégicas, avalia o desempenho e orienta quando ocorre qualquer erro.
3. Perseverança
Se você acha que tem uma teoria que, se colocada em prática, pode render um bom empreendimento, insista nela.
As pessoas que desistem diante dos primeiros problemas não estão aptas a empreender.
Estar adiante de um projeto não é nem de longe viver dias tranquilos ou sem obstáculos.
Um dos tipos de perfil de empreendedor que mais se destaca é o que persevera, mostrando resiliência e disciplina na desgraça.
Na maioria das situações, largar o tarefa para se destinar a um pouco próprio exige um comprometimento maior.
Talvez você viva dias mais complicados e duros, mas é provável mudar esse quadro se estiver comprometido com o projeto.
Perseverar está ligado à capacidade de encarregar em si mesmo e no que pode fazer.
Só não confunda com teimosia, uma vez que é provável modificar o que não está funcionando muito, desde que o foco seja mantido.
Se os fatores que estão à sua volta indicam que persistir é um erro, talvez seja o momento de se reinventar.
4. Planejamento
Em linhas gerais, o empreendedor precisa explorar o ponto em que está, aonde quer chegar e quais passos percorrer para conseguir esse ponto, que vamos invocar de objetivos.
Essa capacidade é construída com o entendimento do negócio, o que deve ser feito e porquê deve ser feito.
A partir daí é provável definir as estratégias e formas de colocá-las em prática para gerar maior retorno.
Não por eventualidade, entre os tipos de perfil de empreendedor que normalmente alcança suas metas estão os mais metódicos e planejados.
5. Capacidade analítica
Junto da capacidade de planejar, uma das características do empreendedor é a visão analítica para, entre outras ações, monitorar o mercado e suas tendências.
Quem age assim tende a encontrar oportunidades mais adequadas ao seu perfil empreendedor e formas inovadoras de resolver os problemas.
É válido ressaltar que um empreendimento se desenvolve quando a pessoa que está adiante consegue enxergar o caminho para o prolongamento onde outros veem somente entraves.
Investimentos em inovação, qualidade e treinamentos são atitudes ousadas, demandando para isso subida capacidade analítica para mourejar com os riscos.
6. Persuasão

Pessoas com perfil empreendedor precisam influenciar clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores de forma positiva.
Nesse sentido, a persuasão é uma das características do empreendedor fundamentais para fechar vendas, expandir o network, firmar parcerias, negociar valores com fornecedores, entre outras ações fundamentais para o negócio.
Trata-se de uma virtude que deve ser usada com cautela, pois pode ser vista porquê manipulação — daí a valimento de se manter atilado às próprias atitudes para manter-se dentro da ética.
7. Resiliência
Basicamente é a capacidade de manter o estabilidade nas situações mais adversas e desenvolver estratégias para mudar o cenário.
Trata-se de uma das mais importantes características do empreendedor , em peculiar em tempos de instabilidade econômica, quando os obstáculos aumentam.
Da mesma forma que perseverar requer uma procura por um objetivo, a resiliência indica a capacidade do gestor de se reerguer depois enfrentar os obstáculos que venham a surgir pelo caminho.
Não é provável prever fatos que podem prejudicá-lo no horizonte, mas é provável se manter atuante e motivado mesmo depois um evento opoente.
É porquê diz o ditado: “o que não prejudica, fortalece”.
8. Originalidade
Uma das características do empreendedor é encontrar novas soluções para problemas antigos.
A originalidade é, portanto, um vista importante do seu perfil.
Mesmo que você não se considere criativo, essa é uma habilidade que pode ser adquirida com estudo e uma visão mais ampla dos desafios a serem superados.
Uma escolha para isso é buscar em uma graduação o pensamento fora da caixa, ou seja, de pensar em soluções inovadoras para um mercado em estável mudança.
O curso de administração é indicado nesse vista, não só por ajudar na formação, porquê também por proporcionar uma base para quem deseja empreender.
Vale ressaltar que o perfil empreendedor reúne todo esse conjunto de características apresentadas, que potencialmente já residem em cada um de nós, mas precisam ser desenvolvidas e aprimoradas.
Tudo gira em torno do conhecimento: do nicho de atuação, do comportamento do público a que se destina e, principalmente, de si próprio.
Uma vez que desenvolver um perfil empreendedor?
Embora haja pessoas com um talento originário para empreender, na maioria dos casos o perfil empreendedor é um pouco que se constrói ao longo do tempo.
Ou seja: ninguém vira empreendedor da noite para o dia.
Na verdade, isso só acontece depois de evidente tempo, porquê resultado de uma espécie de processo de maturação.
Confira na sequência de que forma se dá essa transformação e quais ações você precisará para isso.
Estude e aprenda
Uma vez que mostra o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae, a taxa de empreendedorismo por premência está em queda no Brasil.
Essa pode ser uma evidência de que as pessoas estão começando seu próprio negócio não só porquê meio de subsistência, mas porque viram uma oportunidade real.
É também um vestígio de que, mais do que empreender, as pessoas estão buscando estudar o mercado e saber o terreno em que estão pisando antes de terebrar um negócio, particularidade das mais importantes que formam um empresário de sucesso.
Esteja em contato com outros empreendedores
Não se constrói um negócio sozinho.
Em sua jornada empreendedora, tenha certeza de que você precisará da ajuda e orientação de outras pessoas com mais experiência e vivência.
Mas essa ajuda não vem do zero.
Para desenvolver todo o seu potencial e perfil empreendedor, você precisará buscar o contato com outras pessoas que já empreendem ou empreenderam para aprender com os erros e acertos deles.
Uma vez que destaca o palestrante Jim Rohn: “Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos”.
Seja crítico, mas não carrasco
Os erros fazem segmento do processo, e quem tem perfil empreendedor deve estar muito atilado para aprender com eles.
É preciso ver os erros não porquê motivo de vergonha ou um problema em si, mas porquê oportunidades para crescer e aprender.
Essa percepção só se desenvolve quando somos críticos em relação ao que fazemos, mas não ao ponto de nos tornarmos carrascos ou demasiadamente céticos.
Leia muito
Ainda que muito da capacidade empreendedora só se desenvolva com a prática, é pela leitura que se adquire a visão que vai guiar as ações.
Não basta ter bons instintos, ainda que eles sejam muito importantes.
O empreendedor precisa também ter uma certa cultura de negócios e de mercado, que pode ser adquirida pela leitura de livros, revistas especializadas e de blogs como o da NATXOS.
Inspire-se pelo exemplo
A jornada empreendedora é enxurrada de desafios.
Nem sempre o preparo, a disciplina e o estudo são suficientes para manter a cabeça erguida e o ânimo proeminente.
Mais do que perfil empreendedor, você precisará reter na memória e no coração exemplos de pessoas que, mesmo diante de todas as adversidades, prosperaram em seus negócios.
Alguns bons exemplos nesse vista são:
- Ray Kroc: enfrentou dificuldades financeiras e pessoais, mas com sua visão e persistência, expandiu o McDonald ‘s para além das expectativas, porquê conta o filme “Lazeira de Poder” (2016)
- Silvio Santos: veio de uma família pobre e trabalhou porquê camelô nas ruas do Rio de Janeiro, passando por muitas adversidades para erigir sua riqueza
- Oprah Winfrey: teve uma puerícia extremamente difícil e enfrentou várias dificuldades na curso, incluindo ser demitida de um programa de TV lugar e críticas por sua semblante
- Jack Ma: enfrentou rejeições repetidas, falhas em exames escolares e reprovações em dezenas de entrevistas de tarefa, porquê no KFC.
Peroração

Ter um perfil empreendedor é um pouco que todos podem desenvolver, desde que tenham método, ação, paciência e os atributos que você conheceu neste teor.
Um bom primórdio para isso é graduar-se em Administração ou Economia na NATXOS, prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2024 pelo Estadão e primeira instituição brasileira a ser classificada no Ranking QS Stars.
Se gostou do que leu cá, deixe um observação e contribua com a sua visão para enriquecer o tema deste cláusula.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.