Blog
6 dicas para usar eletrônicos sem comprometer seu descanso
- 6 de Março, 2025
- Publicado por: Natxos
- Categoria: Dicas & Tutoriais

A ansiedade é considerada um problema de saúde pública global, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e que teve um aumento considerável depois da pandemia de COVID-19. Somada à depressão, formam os transtornos mentais mais comuns, representando 60% dos casos.
No Brasil, estima-se que 18,6 milhões de pessoas convivam com a impaciência, liderando o ranking mundial, de harmonia com dados da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). Entre elas, existem os indivíduos que sofrem com uma exigência específica: a impaciência do dedo, um estado emocional de preocupação excessiva causada pelo uso extremo de dispositivos eletrônicos.
Entretanto, mesmo que os aparelhos eletrônicos possam ter um efeito nocivo e aumentar o quadro de impaciência, eles também podem ser usados de forma benéfica, ajudando a diminuir os sintomas do transtorno e fazendo o quidam se sentir mais repousado. Veja inferior algumas dicas de porquê utilizar eletrônicos para diminuir a impaciência.
Leia mais:Dicas para Proteger seus Dispositivos Durante as Férias
1- Use aplicativos de bem-estar
Existem aplicativos, muitas vezes gratuitos, que podem ajudar a manter o bem-estar e retomar a calma em momentos de impaciência. Alguns deles oferecem meditações guiadas, histórias para dormir, exercícios de distensão, músicas relaxantes e, até mesmo, programas de respiração. Aplicativos porquê o Calm, o Headspace e o Zen são bons exemplos.
Também é verosímil encontrar playlists com reflexão e sons relaxantes em aplicativos porquê o Spotify e o YouTube, que contam com uma grande variedade de recursos para acalmar e relaxar.
2 – Divirta-se com jogos eletrônicos

Videogames podem ser uma ótima opção para ajudar a reduzir a impaciência, porém, é preciso usar com sabedoria. Opte por jogos que não te deixem tenso ou irritado, principalmente se for jogar à noite, perto da hora de dormir. Também é muito importante saber dosar o tempo que passa em frente aos consoles, para que a prática não crie conflitos e nem atrapalhe outras áreas da sua vida.
Se você tiver um aparelho portátil, porquê o Nintendo Switch, pode ser ainda melhor, uma vez que é verosímil jogar em diversos locais ou situações, porquê forma de evadir da rotina e se distrair em meio a ambientes estressantes.
3 – Aproveite configurações do celular, porquê modo Foco e Sleep Focus do iPhone

Os celulares atualmente já contam com recursos nativos para uma melhor utilização dos aparelhos, porquê modos de foco, que permitem que somente aplicativos e contatos selecionados sejam usados enquanto ele está ativado.
Também existe formas de deixar a tela mais aconchegante, com tons mais quentes para ser usado a noite e ajudar a não prejudicar o sono, além do modo Sleep Focus, que é uma função do iPhone que ajuda a reduzir distrações antes e durante o sono. Ele também pode filtrar chamadas e notificações, além de sinalizar para os outros que você não está disponível.
4 – Use automações domésticas para relaxar

Se você tem uma casa inteligente e automatizada, porquê lâmpadas que podem ser acionadas à intervalo e uma assistente virtual, por exemplo, pode utilizar os dispositivos integrados para desapoquentar a impaciência. É verosímil reproduzir sons calmantes, porquê sons de chuva e do mar, já que a Alexa, a Siri e o Google Assistente/Gemini oferecem sons da natureza em loop gratuitamente.
A automação de luzes permite a escolha de tons de iluminação que acalmam, ajudando a fabricar um envolvente aconchegante, assim porquê a formato para fechar as cortinas em determinado horário. Seguindo esse exemplo, há ainda porquê controlar a temperatura, programando termostatos ou ar-condicionado para deixar o espaço ideal.
5 – Veja os dispositivos porquê aliados para facilitar sua vida, mas sem permanecer dependente deles

Aparelhos porquê smartphones, smartwatches e tablets podem ser ótimos aliados para organizar a vida e ajudar no dia a dia, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Aproveite aplicativos, gadgets e outros para agendar compromissos, encontrar o melhor trajeto, planejar uma viagem, entre outras funções.
É importante tentar não permanecer dependente deles, utilizando outras formas de se organizar na rotina, porquê agendas, planners e blocos de lembrete, para também ter uma interação “offline”. Porém, tente aproveitar a tecnologia com o melhor que ela tem a oferecer, em vez de se tornar “servo” dela.
6 – Consuma informações online de forma consciente

A modernização da internet facilitou o entrada das pessoas aos mais diversos tipos de informações, sejam elas atuais, antigas, verdadeiras ou falsas. Isso pode ser bom, já que permite que mais usuários fiquem informados, porém, também pode ser prejudicial, uma vez que o excesso de notícias pode suscitar impaciência.
Para evitar gatilhos e ajudar a manter a calma, é importante filtrar o tipo de informação que chega a você. Procure bloquear conteúdos que não trazem bem-estar, tente sempre confirmar se as notícias vistas são verdadeiras, e priorize consumir mais conteúdos positivos.
Leia também:Empreendedorismo Do dedo: O que é, Exemplos e Porquê Debutar
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.